ARRIFANA DE SOUSA É CIDADE DE PENAFIEL HÁ 253 ANOS

Em dia de aniversário, Penafiel vai homenagear 9 personalidades com provas dadas na área religiosa, desportiva, social e empresarial

Destaque também para a inauguração da nova “Avenida Professor Dr. António Barbosa de Melo” junto ao Ponto C

O mês de março marca o aniversário da cidade de Penafiel e como tal, a Câmara Municipal de Penafiel preparou um programa com várias iniciativas para comemorar a data.

programa3Março2023_final

O ponto alto das comemorações é naturalmente o dia 3 de março, dia em que o Município assinala os seus 253 anos da Elevação da Vila de Arrifana de Sousa a Cidade de Penafiel com o habitual hastear da bandeira, às 9h, seguido pela Eucaristia em memória dos autarcas e funcionários falecidos, na Igreja Matriz, pelas 11h. Por sua vez, à tarde, e antes da célebre Sessão Solene (16h), vai ser inaugurada a Avenida Professor Dr. António Barbosa de Melo, localizada junto ao Ponto C, às 15h30.

A cerimónia evocativa do 253º Aniversário da Cidade de Penafiel, a decorrer no Museu Municipal, vai contar com a entrega de 9 medalhas honoríficas a figuras com provas dadas em vários domínios, a saber:

António de Sousa Alves, Albino da Silva e António Arlindo da Cruz Alves vão ser distinguidos com as Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel. Já as Medalhas de Mérito Municipais Douradas vão ser entregues pelo Município de Penafiel a Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Epifânio Manuel da Silva, Joaquim Pinto Cerqueira, José João Pinto Moura, Alípio Vasconcelos dos Santos Monteiro e à Banda “Os Aftas”.

O dia seguinte, 4 de março, vai ser marcado pelo Aniversário da Biblioteca Municipal de Penafiel, assinalado através da exposição em conjunto com o ISCE Douro “Penafiel nas histórias da História de Portugal”, às 11h.

Ao longo do mês, a Biblioteca Municipal vai ainda acolher, no dia 11, às 10h, os “Sábados em Família na Biblioteca – Penafiel no Jogo da Glória: à descoberta de Penafiel através dos jogos”; no dia 15, às 10h30, o Encontro com a Escritora e Ilustradora Carla Anjos; e no dia 31, às 21h, a Apresentação do livro de Elena Migueis “Ilusão”.

Do programa “253 anos de História, Memória, Vida” fazem também parte, o Festival da Lampreia a decorrer na Zona Ribeirinha de Entre-os-Rios, de 10 a 12 de março, e o Dia Municipal do Bombeiro, celebrado a 12 de março.

Nota ainda para a “Maleta Mágica – Festas e Romarias de Penafiel” – atividade junto às IPSS’s e Centros de Dia a realizarem-se durante todo o mês, de terça a sexta, por marcação.

Recorde-se que Penafiel, antes vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade pela mão de D. José I no dia 3 de março de 1770, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense.” Penafiel é, assim, uma das cidades mais antigas do país.