Anunciada também candidatura a “Penafiel Cidade da Literatura”
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e respetivo executivo apresentaram, no dia 16 de março, no Museu Municipal, o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, troféu atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
Para além da exibição do galardão, o Presidente da Câmara Municipal comunicou mais 2 importantes projetos culturais para Penafiel: a construção de um novo Espaço Cultural na cidade, denominado “Ponto C – Cultura e Criatividade”, que ficará, preferencialmente, localizado no centro histórico. Este novo espaço com capacidade para 400 lugares, é apoiado por fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e a apresentação da candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, para “Penafiel Cidade da Literatura”.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A cidade de Penafiel vai ter um espaço cultural de excelência, com capacidade para 400 lugares. O novo pólo cultural, que pretende valorizar e dinamizar ainda mais o nosso centro histórico, vai reforçar os equipamentos culturais e a oferta das dinâmicas culturais já existentes na nossa cidade e no concelho. Queremos que Penafiel faça parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Apesar do processo de candidatura ser muito exigente, pretendemos ver reconhecida a consolidação do nosso trabalho, na área da cultura. O Festival Literário Escritaria é um excelente exemplo, de como a cidade de Penafiel fica imbuída pelo espírito da literatura portuguesa. Entendemos ainda dar destaque à área da cultura nas próximas comemorações do aniversário da elevação a cidade de Penafiel.”
A candidatura para “Penafiel Cidade da Literatura” tem como objetivo fortalecer a criação, produção, distribuição, fruição e valorização cultural; reforçar a partilhar de bens culturais e serviços a nível local, regional e nacional; promover a criatividade; desenvolvimento da atividade económica local; criar e promover a marca “Penafiel Criativa”; e a cooperação internacional com outras cidades Criativas da UNESCO.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Literatura, vai permitir a promoção do gosto e conhecimento da literatura; incentivo a novos escritores; captação de crianças e jovens no prazer da escrita e da leitura; promoção e valorização do concelho; desenvolvimento de indústrias criativas desencadeadas pela memória e tradição associados à literatura. Também irá permitir o reconhecimento de Penafiel, como promotor da valorização do património imaterial, e motor de inovação e criatividade com reconhecimento nacional e internacional.
Este organismo surgiu, em 2004, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades, que identificam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Atualmente, a Rede já integra mais de 100 cidades, em mais de 50 países do mundo.
O troféu de Melhor Programação Cultural Autárquica 2016 vai ficar no edifício do Museu Municipal de Penafiel, ao lado da camisola do penafidelense José Fonte, jogador da Seleção Nacional, campeã do Euro 2016.