Historial

Até meados de 1996, a documentação do Arquivo Municipal encontrava-se nas águas furtadas da Câmara Municipal de Penafiel. Durante o período em que aí esteve depositada foi alvo de um programa de trabalho, levado a cabo por uma equipa de docentes e investigadores da Faculdade de Letras do Porto e do CENPA (Centro de Estudos Norte de Portugal- Aquitânia), que resultou na publicação do inventário da documentação histórica da Câmara e dos outros fundos aí depositados, em 1989.

Em Setembro de 1996, verificado o risco em que os documentos se encontravam, sem controlo de humidade, temperatura e sem meios de detecção e extinção de incêndio, toda a documentação histórica (1405-1974) foi transferida para a Biblioteca Municipal e aí depositada. A partir de 1997, o Arquivo Municipal passou a ter na Biblioteca um espaço próprio composto por duas salas de depósito e um gabinete de tratamento técnico e leitura.

O Arquivo Municipal, em 31 de Março de 1999, candidatou-se junto do Instituto dos Arquivos Nacionais – Torre do Tombo ao PARAM2 (Programa de Apoio à instalação do Arquivo Municipal em edifício existente, adaptado e destinado a essa exclusiva função), tendo em 2 de Setembro de 1999, a Câmara Municipal assinado o contrato-programa com a Torre do Tombo. Através desse contrato o Ministério da Cultura, através da Torre do Tombo, comparticipou em 50% os custos da reconstrução e adaptação do edifício anexo ao Antigo Colégio do Carmo, em Penafiel.

Em Março de 2001, o Arquivo Municipal tornou a candidatar-se junto do Instituto dos Arquivos Nacionais – Torre do Tombo, mas desta vez ao PARAM5 (Programa de Apoio à gestão de arquivos e tratamento arquivístico). A 24 de Julho de 2001, o Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo deliberou aprovar a candidatura do Arquivo Municipal de Penafiel comparticipando em 50% os custos da estanteria e mobiliário para o novo Arquivo.

Desde 3 de Março de 2003, o Arquivo Municipal encontra-se definitivamente instalado na zona histórica da cidade de Penafiel, equipado com estanterias compactas e compactas informatizadas. Este edifício está dotado com uma pequena biblioteca especializada em História e Arquivística e com dois postos de acesso à Internet, bem como, uma sala de leitura de reservados.

O Projeto do Arquivo Municipal foi elaborado pelos Arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora.

historial-penafiel-1historial-penafiel-2historial-penafiel-3