Cerca de 350 expositores contam atingir 10 milhões de euros em negócios, na maior feira agrícola do Norte e Centro do País
Certame aposta também na música portuguesa com a presença de Rui Veloso, Jorge Palma, Carminho, Miguel Araújo entre muitos outros.
Preocupações ambientais com a recolha e separação de lixo vão ser reforçadas nesta edição
Quase a completar 40 anos de existência a Agrival, que se realiza no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber, entre sexta-feira, dia 17 e 26 de Agosto, a sua 39.ª edição, com a presença de cerca de 350 expositores.
A Agrival, considerada a maior feira agrícola do norte e centro do País, acolhe num espaço superior a 25.000 m2, expositores ligados à agricultura, gado, mas também inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agro-indústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato ou serviços, entre outros.
Com milhares de visitantes todos os anos, a Agrival, além da vertente expositiva, oferece diversos espaços de gastronomia, provas de degustação, concursos de produtos tradicionais como é o caso da cebola, melão casca de carvalho e broa de milho. Tudo isto sem esquecer o vinho verde, considerando o concelho de Penafiel um produtor de excelência, responsável por cerca de 25% das exportações nacionais deste produto, o que revela a importância do setor.
Um certame desta natureza e com milhares de visitantes deixa sempre uma pegada ambiental grande, que o Município está decidido em reduzir. À semelhança dos anteriores, continuará a apostar numa limpeza rápida e eficaz, mas também com novas medidas, do pelouro do ambiente, de promoção para a separação dos resíduos de plástico, vidro e papel, que somarão um total de cerca de 18 toneladas. Este ano contam com o apoio de 4 agrupamentos de escuteiros, compostos por cerca de 50 elementos, que vão ajudar na promoção da importância de separar resíduos e na recolha, durante o dia.
À noite, o pelouro do Ambiente vai ainda lançar uma oferta de incentivos aos visitantes da Agrival, para que devolvam os seus copos de plástico, a um stand existente para o efeito, em vez de os misturarem com o lixo comum. Quem completar um cartão de carimbos “lixo zero”, ou seja, tiver recolhido e entregue 200 copos, ficará habilitado ao sorteio de um de três prémios, a saber: um telefone smartphone de última geração (oferta Penafiel Verde); um carrinho de compras no valor de 250€ (Oferta Intermarche de S. M. Paredes) ou uma sessão fotográfica de exterior + álbum digital, no valor de 100€ (oferta Fotografia, Arte & Vídeo Penafiel).
Incontornável e já uma marca da AGRIVAL é a componente cultural e musical de onde se realça, este ano, uma forte aposta em destacados grupos e músicos portugueses. O recinto da Feira Agrícola do Vale do Sousa, terá dois palcos prontos para receber atuações musicais de artistas locais e nacionais, e ainda grupos de música tradicional.
O palco principal do certame vai receber, no dia 17, o concerto de Ana Bacalhau. Segue-se no dia 18, Matias Damásio, e a fadista Carminho sobe ao palco, a 19 de agosto. Jimmy P & Piruka vão atuar, a 20, e os Átoa, no dia 21. Já no dia 22 será a vez de Miguel Araújo, seguindo-se a 23, Bezegol & Rude Bwoy Banda. A 24 de agosto, o músico Jorge Palma vai subir ao palco da Agrival e, no dia 25, será a vez de Rui Veloso. Todas as atuações têm início marcado para as 22h30.
Depois da actuação dos cabeças de cartaz a animação vai continuar, ao longo dos dias, com os Dj’s Miguel Tika, Cancela, Bruno R, Luiz Rocha, ARPI e Berto Boss.
Tal como em anos anteriores, a Agrival dedica um dia do certame a cada concelho do Vale do Sousa e Baixo Tâmega – Castelo de Paiva, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Felgueiras, Amarante, Penafiel e Paços de Ferreira. Também a região da Galiza se junta a estes concelhos.
Durante os dez dias de divulgação e promoção dos diversos expositores, a Agrival vai ainda receber os tradicionais concursos de produtos da região. Os primeiros concursos, broa de milho e pão-de-ló, vão realizar-se no dia 21, a partir das 16h. No dia 23, às 17h, será a vez do melão casca de carvalho. E, no dia 24, Dia de São Bartolomeu, o concurso de cebolas terá início às 10h, e a entrega de prémios está marcada para as 16h.
No último dia da Agrival, 26 de agosto, vai decorrer, a partir das 9h, o “Passeio BTT – Agrival/2018”. No mesmo dia, às 15h, realiza-se o desfile de tratores com alfaias agrícolas e ainda um simulacro de acidente com tractor, no Largo Conde Torres Novas (Campo da Feira).
A programação da 39.ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa vai encerrar com o habitual concurso Miss Agrival e com o espectáculo piromusical.