Dinheiro será destinado a comprar material médico para Centro Hospitalar
Todos os partidos políticos foram ouvidos e concordam com a medida
O Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, Alberto Santos, lançou um desafio e encetou um conjunto de conversas com os vários grupos políticos que integram a Assembleia Municipal.
A ideia, no espírito democrático das comemorações do 25 de abril, consiste em todos os membros abdicarem das verbas a que têm direito, vulgarmente conhecida por senhas de presença, que recebem por participar nas sessões do Órgão Deliberativo do Município.
O valor dessas senhas, mantendo-se o número de reuniões previstas (uma delas foi cancelada em virtude do Estado de Emergência), vão ser utilizados para a aquisição de Camas de Cuidados intensivos e monitores de sinais vitais para entregar ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
Trata-se de um apoio imediato, para já, na ordem dos 10.000€ e que deixa em aberto outras iniciativas para reforçar o apoio ao Centro Hospitalar que cobre 13 concelhos, em 3 distritos, e serve 5% da população nacional.
Para o Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, Alberto Santos, “Foi das decisões mais unânimes, pacíficas e motivantes a que assisti. Os líderes parlamentares de todos os partidos evidenciaram grande sentido cívico, e, pondo de lado as suas visões ideológicas, responderam de imediato e de forma unânime ao desafio que lhes lancei. Sinal evidente que a política feita a pensar nos interesses das pessoas é a que tem de estar presente, permanentemente, nesta altura difícil que o país atravessa. Gostaria que esta ideia motivasse outras Assembleias Municipais do País e entidades , dentro do possível, encontrarem soluções criativas para ajudarem cada comunidade e, sobretudo, apoiarem os nossos profissionais de saúde.”
A Assembleia Municipal de Penafiel é composta por 57 eleitos, 29 representantes das diferentes forças políticas eleita, e pelos 28 Presidentes de Junta de Freguesia que têm presença por inerência.
Para esta iniciativa, que será de imediato operacionalizada pela Câmara Municipal, vão contribuir o Presidente da Assembleia Municipal e os 15 deputados da Coligação “Penafiel Quer” – PPD/PSD . CDS-PP; 11 deputados do Partido Socialistas, 2 do Grupo Penafiel é Top e ainda os Presidentes de Junta de várias forças partidárias e independentes.