Câmara de Penafiel assegura transporte escolar gratuito a todos alunos que residem a mais de 2km da escola
Autarquia aumenta em 35% orçamento com os transportes escolares para apoiar as famílias penafidelenses
Medida entra já em vigor no ano letivo 2020/2021
A Câmara Municipal de Penafiel procedeu à assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola. O Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou nesta cerimónia, o reforço nos apoios sociais no Plano de Transportes Escolares para o ano letivo de 2020/2021.
Com esta nova medida, a Câmara Municipal passa a assegurar o transporte escolar gratuito a todos os alunos, do básico ao secundário, que residam a mais de 2 km da escola, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e que vai abranger cerca de 5000 alunos.
Recorde-se que no ano lectivo passado (2019/2020) a Câmara Municipal assegurou transporte a cerca de 3000 alunos, num investimento de aproximadamente 1 milhão de euros. A distância para atribuição de passe gratuito era de 4Km e os alunos do ensino secundário tinham de assegurar 50% do valor do passe.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Quero deixar uma palavra especial de agradecimento a todos os professores, educadores e auxiliares pelo trabalho fantástico e dedicado que desempenharam ao longo desta fase controversa provocada pela Pandemia. Quero também mostrar disponibilidade permanente para tudo que for surgindo. Esta decisão de alargar a atribuição do passe gratuito insere-se na política de apoio às famílias penafidelenses e foi antecipada devido à crise económica que a pandemia está a provocar, ao aumento de desemprego e à perda de rendimentos que muitas famílias estão já a sentir.”
Depois ter oferecido material informático aos agrupamentos de escolas, para apoiar alunos sem acesso às tecnologias que neste momento são essenciais para a sua aprendizagem, entre outras, a Câmara Municipal de Penafiel vai também oferecer máscaras sociais, e disponibilizar álcool gel nas escolas, à comunidade escolar dos jardins de infância e 1.º ciclo.