• Este evento já decorreu.

Ao Domingo no Museu: “Água é vida”

Janeiro 28 | 15:00 - 18:00

Atividade do mês: “Água é Vida”

Em torno do objeto do mês de janeiro “Pia de Água Benta” desenvolveremos a oficina “Água é vida”.

Quando o Ano recomeça é preciso também (re)iniciar o ciclo anual das vivência em comunidade. Assim, neste Ao Domingo no Museu vamos evocar as romarias obrigatórias da nossa memória e produzir os indispensáveis souvenirs, para mais tarde recordar e voltar aos lugares onde fomos felizes!

Objeto do mês: Pia de Água Benta

Pia de Água Benta constituída por recipiente em vidro com contornos arredondados, fixada a uma placa oval, em madeira, através de uma cinta metálica decorada com um friso com motivos florais e geométricos tendo ao centro uma medalha com a representação da Santíssima trindade, Pai, Filho e Espírito Santo com a seguinte legenda “S[.mo] TRINITAS/ VNVS DEVS”. Sobre o recipiente, apresenta uma medalha metálica com a representação da Aparição da Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, com a seguinte legenda, a contornar o topo superior, “N. S. DO ROSARIO DA FÁTIMA 1917”.

Este objeto era frequentemente trazido deste local religioso como recordação para si próprio ou como oferta, integrando-se no regresso, nos elementos decorativos do ambiente doméstico.

n. inventário
MMPNF/1997/1617

medidas
Altura: 201mm
Largura: 80mm
Espessura: 45mm

materiais
Madeira, vidro, metal

Atividade Gratuita
Sem marcação prévia

Destinatários: público em geral

NOTA: Alerta-se para o facto de haver a possibilidade de recolha de imagens e som da iniciativa, para efeitos de divulgação nos nossos principais canais de comunicação.

Data:
Janeiro 28