SESSÕES GRATUITAS DE CINEMA AO AR LIVRE

3.a Edição da iniciativa ambiciona voltar a reunir diferentes gerações em torno do cinema, no jardim do Museu Municipal

Depois de duas edições plenas de sucesso, este ano propõe-se um programa com quatro sessões dirigidas ao grande público, dos mais novos, aos jovens e às famílias, que ambiciona voltar a juntar diferentes gerações à volta do cinema, no magnífico jardim do Museu Municipal de Penafiel.

O programa arranca com uma sessão que cruza o cinema e a música. No dia 28 de junho, “A Mulher Daquela Noite” do grande mestre japonês Yasujirô Ozu será acompanhado ao vivo por uma banda sonora da autoria de Desligado, criada especialmente para o filme, uma produção conjunta do Clube Objetivo Cinema em Penafiel e do Cinemax Penafiel com o intuito de estimular a criação artística local.

A 19 de julho regressa a Penafiel a Extensão Oficial da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, o mais importante festival do género no país que este ano premiou o filme “Sopa Fria” da penafidelense Marta Monteiro, vencedora do galardão de Melhor Curta Portuguesa, na competição de curtas-metragens, o Prémio do Público e o Prémio Especial do Júri, na competição Vasco Granja.

No dia 9 de agosto, “Bem-vindo ao Mundo dos Ogglies”, uma coprodução entre Alemanha e Bélgica realizada por Toby Genkel e Jens Møller, uma sessão dedicada à longa-metragem de animação com um filme que acompanha as aventuras dos Ogglies, uma simpática família criada pelo escritor alemão Erhard Dietl, personagens que são os protagonistas de inúmeros livros que alcançaram grande sucesso.

A edição 2024 encerra a 23 de agosto com “Ladrões de Bicicletas”, de Vittorio De Sica, um dos grandes clássicos de sempre, mas, principalmente, um dos mais comoventes retratos de uma relação entre pai e filho.

Luz, Câmara, Verão! é uma iniciativa do Município de Penafiel em parceria com o Clube Objetivo Cinema em Penafiel, apoio do Museu Municipal de Penafiel e do Cinemax Penafiel.