CÂMARA DE PENAFIEL APRESENTA ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Plano pretende melhorar a saúde e bem-estar da população

A Câmara Municipal de Penafiel apresentou, no dia 13 de Fevereiro, a sua Estratégia Municipal de Saúde (EMSP), instrumento fundamental para a melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade, contribuindo para um município mais saudável, mais justo e mais sustentável.

Este plano, coordenado pelo Município e pela CESPU HOME CARE, contempla cinco eixos de ação, a saber, Investir na saúde ao longo dos diversos ciclos de vida; reduzir o impacto dos principais problemas de saúde; reduzir as iniquidades e a vulnerabilidade da população; criar ambientes locais mais resilientes e sustentáveis; e reforçar a comunicação e governação participativa.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Trata-se de um instrumento de referência para as políticas públicas locais que coloca a saúde e a qualidade de vida dos penafidelenses no centro da atuação municipal. Esta estratégia é uma das primeiras a ser apresentadas no norte do país. Penafiel continua a apostar fortemente na área da Saúde, a titulo de exemplo, com quase 15 milhões de euros em investimentos na construção e requalificação de vários equipamentos na área da saúde. É com este espírito que continuaremos a trabalhar para que Penafiel seja um exemplo de desenvolvimento humano e social, sempre com a saúde e o bem-estar dos nossos concidadãos como prioridade máxima.

A EMSP tem como missão melhorar a saúde e bem-estar da população através de uma abordagem integrada, participativa e baseada na evidência científica mais atual. Referir que durante este processo participativo e integrado, foi desenvolvido um diagnóstico do estado de saúde da população. Foi auscultada a comunidade, e priorizados os problemas e necessidades de saúde locais. Foi ainda desenvolvido o planeamento estratégico dos objetivos e iniciativas de saúde para o ciclo temporal 2025-2027.

Para Daniela Oliveira, Vereadora com o pelouro da Saúde,” O nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços municipais, o investimento em infraestruturas de saúde e o reforço das parcerias institucionais demonstram a determinação deste executivo em criar condições efetivas para uma melhor saúde e qualidade de vida em Penafiel. Esta estratégia vem consolidar e dar um novo impulso a este trabalho, definindo um rumo claro para os próximos anos. Pretendemos que Penafiel se destaque como um município pioneiro na implementação de políticas locais de saúde integradas e baseadas em evidência.

Estratégia Municipal de Saúde decorre do Decreto-Lei n.º 23/2019, de 30 de janeiro, na sua versão consolidada, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da saúde.