Maior Feira Agrícola do Norte e Centro do País Registou Enchentes Diárias e Promoveu 10 Milhões de Euros em Negócios
Certame apostou na música portuguesa com a presença de Rui Veloso, Jorge Palma, Carminho, Miguel Araújo entre muitos outros
Preocupações ambientais com a recolha e separação de resíduos foram reforçadas nesta edição
Quase a completar 40 anos de existência a Agrival, que se realiza no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel registou enchentes diárias e promoveu 10 milhões de euros em negócios, atingindo desta forma todas as expetativas.
Considerada a maior feira agrícola do norte e centro do País, a Agrival acolhe num espaço superior a 25.000 m2, expositores ligados à agricultura, gado, mas também inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agro-indústria, sector automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato ou serviços, entre outros.
Com milhares de visitantes, a Agrival além da vertente expositiva ofereceu diversos espaços de gastronomia, provas de degustação, concursos dedicados a produtos tradicionais, tais como a cebola, o melão casca de carvalho, a broa de milho, entre outros.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A Agrival continua a superar as expectativas e a crescer de uma forma sustentável. O sucesso deste certamente só é possível devido às centenas de expositores de toda a região e do País, que continuam a encontrar em Penafiel, e na Agrival, uma oportunidade especial para mostrar o melhor do seu trabalho, ou da sua arte. Penafiel procura também desta forma dinamizar a sua economia local, algo que está no centro das nossas preocupações e decisões. Prova viva do sucesso é também o público, com milhares de pessoas a passarem por aquela que é, já considerada, a maior feira Agrícola, e não só, do Centro e Norte de Portugal.”
À semelhança dos anteriores, a Agrival apostou numa limpeza rápida e eficaz, mas também com novas medidas, do pelouro do ambiente, de promoção para a separação dos resíduos de plástico, vidro e papel, que somaram cerca de 90 toneladas (Papel/Cartão – 13 toneladas | Vidro – 20 toneladas | Plástico/Metal – 12 toneladas | Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) – 43 toneladas | Madeira – 2 toneladas) e 270 litros de óleo alimentar.
Este ano contaram com o apoio de 4 agrupamentos de escuteiros, composto por cerca de 50 elementos, que ajudaram na promoção da importância de separar resíduos e na recolha, durante o dia.
À noite, o pelouro do Ambiente lançou uma oferta de incentivos aos visitantes da Agrival, para que devolvessem os seus copos de plástico, a um stand existente para o efeito, em vez de o misturarem com o lixo comum. Ao completar um ou mais cartões, o concorrente ficaria habilitado ao sorteio de um de três prémios. Conheça os vencedores da iniciativa Missão “Lixo Zero” Agrival 2018:
1º Prémio – iPhone X, 64Gb – Oferta Penafiel Verde Vencedor – Manuel Lourenço (Termas de S. Vicente)
2º Prémio – Carrinho de compras no valor de 250 € – Intermarché S. Miguel de Paredes Vencedor – Guilherme F. Campos (Penafiel)
3º Prémio – Sessão fotográfica no valor de 100€ (sessão de exterior + álbum) – Oferta Arte &Vídeo Penafiel Vencedor – Célia Teresa Santos (Oldrões Penafiel)
Incontornável e já uma marca da AGRIVAL é a componente cultural e musical de onde se realça, este ano, uma forte aposta em destacados grupos e músicos portugueses.
O palco principal do certame recebeu, no dia 17, o concerto de Ana Bacalhau. Seguiu-se no dia 18, Matias Damásio, e a fadista Carminho subiu ao palco, a 19 de agosto. Jimmy P & Piruka atuaram, a 20, e os Átoa, no dia 21. Já no dia 22 foi a vez de Miguel Araújo, seguindo-se a 23, Bezegol & Rude Bwoy Banda. A 24 de agosto, o músico Jorge Palma subiu ao palco da Agrival e, no dia 25, foi a vez de Rui Veloso.
Para Adolfo Amílcar, Vereador com o Pelouro das Feiras e Atividades Económicas, “os objetivos foram amplamente alcançados sendo notória a satisfação dos expositores e dos milhares de visitantes. Uma vez mais a Agrival, graças a uma gestão rigorosa, voltou a ser auto-suficiente com as receitas a cobrirem as despesas, sendo mesmo dos poucos certames em Portugal que se pode orgulhar deste equilíbrio.”
Tal como em anos anteriores, a Agrival dedicou um dia do certame a cada concelho do Vale do Sousa – Castelo de Paiva, Lousada, Marco de Canaveses, Paredes, Felgueiras, Amarante, Penafiel e Paços de Ferreira. Também a região da Galiza se junta a estes concelhos.
A Feira Agrícola do Vale do Sousa recebe, anualmente, milhares de visitantes que para além dos expositores e da programação cultural podem degustar gastronomia nacional e participar em provas de degustação de vinho verde.
Durante os dez dias de divulgação e promoção dos diversos expositores, a Agrival recebeu os tradicionais concursos de produtos da região. Os primeiros concursos, broa de milho e pão-de-ló, realizaram-se no dia 21.
No dia 23, foi a vez do melão casca de carvalho. E, no dia 24, Dia de São Bartolomeu, o concurso de cebolas.