Espaço multicultural surge no âmbito do Orçamento Participativa da Câmara de Penafiel
Galegos ganha equipamento com biblioteca e com condições para promover teatro, música, conferências, workshops e exposições
No Dia Mundial do Livro, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e a Presidente da Junta de Freguesia de Galegos, Laura Duarte, inauguraram a Casa da Cultura de Galegos.
Para a Presidente da Junta de Freguesia de Galegos, Laura Duarte,” esta Casa da Cultura tem como missão afirmar-se como um polo cultural relevante na nossa freguesia, com uma programação variada, de qualidade, e de acesso livre e gratuito. Vai contribuir para a prática cultural, fomentado o gosto pela cultura, com o desenvolvimento de várias atividades intergeracionais e multiculturais. Um espaço que desempenhe uma função ativa, dando enfase às expressões artísticas da comunidade. Um agradecimento especial à Câmara Municipal e aos seus técnicos por toda a ajuda prestada.”
Este espaço multicultural, totalmente requalificado, surge no âmbito do orçamento participativo da Câmara Municipal de Penafiel, e tem excelentes condições para a promoção de peças de teatro, música, conferências, workshops, exposições e conta ainda com biblioteca para adultos e crianças.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “celebramos da melhor forma o Dia Mundial do Livro com a inauguração desta Casa da Cultura aqui em Galegos e na nossa região. Um novo espaço dedicado à cultura e à literatura ao dispor da comunidade. Quero felicitar a Junta de Freguesia de Galegos por ter colocado a cultura como uma das suas prioridades. Estamos perante uma Junta de Freguesia com uma visão atenta às necessidades e que se preocupa com as suas gentes. Quero também agradecer a ajuda e o envolvimento da comunidade, dos voluntários, do departamento da cultura e da Biblioteca de Penafiel na organização e nos trabalhos realizados neste equipamento cultural. A cultura continua a ser preservada e está bem presente em Galegos, e em Penafiel.”
A Casa da Cultura de Galegos está aberta ao público às terças e quintas das 10h00 às 12h00, às quartas-feiras das 14h00 às 16h00 e aos domingos das 10h00 às 12h00. Este equipamento vai contar com uma programação diversificada para todos os gostos e idades.
Até junho, estará patente a exposição de pintura da artista Nazaré Ferreira, e até julho, a exposição “Padre Américo – Breve Cronologia”. A Casa da Cultura de Galegos vai ainda promover um “ Ciclo de conversas sobre a nossa terra” no dia 22 de maio, dia 12 de junho e 10 de julho, tudo às 21h00.
Todas as atividades decorrerão ao abrigo das normas estabelecidas pela Direção Geral de Saúde.