Iniciativa regressa nos moldes habituais
Município de Penafiel, mesmo durante a Pandemia, nunca deixou de realizar tradição secular
Festividade religiosa foi classificada em 2015 pelo Município de Penafiel e inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
Cerca de 50 mil tigelinhas vão iluminar as margens de Penafiel, Marco de Canaveses e Castelo de Paiva
No próximo dia 14 de Abril, quinta-feira Santa, os Municípios de Penafiel e Marco de Canaveses assinalam a secular Celebração das Endoenças. As comemorações iniciam às 20h00, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão.
Recorde-se que, mesmo no pico da pandemia COVID-19, o Município de Penafiel não deixou cair no esquecimento esta tradição com mais de 300 anos, numa iniciativa que decorreu dentro das normas em vigor do estado de emergência, filmado e divulgado minutos depois nos canais de comunicação do Município (facebook, instagram e youtube).
Por volta das 21h00 segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
As Endoenças de Entre-os-Rios, classificada em 2015 pelo Município de Penafiel e inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, constituem um evento secular de turismo religioso ímpar, no qual milhares de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios.
Com mais de 300 anos de história, este evento de cariz religioso acontece todos os anos na Quinta–Feira Santa e leva milhares de pessoas às margens dos rios Tâmega e Douro, que se deixam fascinar por um espetáculo de luz que ilumina por completo as encostas da região. Até ao ano de 1941, os barcos eram usados para fazer a travessia entre as duas margens. Atualmente, até os barcos são usados para iluminar. Da proa à ré, do casco ao topo dos mastros, as embarcações também participam neste espetáculo único de luz, que ainda dá mais brilho às comemorações Pascais.
Já na sexta-feira, dia 15 de Abril, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, quinta-feira Santa.
À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração das Endoenças.