Ponto C – “Quis Saber Quem Sou”
Fevereiro 21 | 21:30 - Fevereiro 22 | 17:00
Quis Saber Quem Sou :: Pedro Penim
21 de fevereiro às 21h30 e 22 às 17h00
Primeira frase de cariz revolucionário da democracia portuguesa, “Quis Saber Quem Sou” foi ouvida cinco minutos antes das onze da noite de 24 de abril de 1974, nas ondas dos emissores associados. Pleno de questionamento individual e coletivo, o primeiro verso da canção “E Depois do Adeus”, de José Niza, na voz de Paulo de Carvalho, sinalizou o arranque da revolução, transformando uma canção de amor num símbolo de liberdade.
Esta peça de teatro musical revisita o cancioneiro de Abril, as suas palavras de ordem, as cantigas como armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de abril, contadas e cantadas por jovens atores/cantores entre os 16 e os 20 anos, selecionados numa audição a nível nacional. É às suas vozes e corpos de hoje, e do futuro, que Pedro Penim confia a memória das palavras da liberdade.
A interpretação em língua gestual portuguesa é integrada no espetáculo.
autoria e encenação Pedro Penim
direção musical Filipe Sambado
interpretação Ana Pereira, Bárbara Branco, Eliseu Ferreira, Francisco Gil Mata, Inês Marques, Jéssica Ferreira, Joana Bernardo, Joana Brito Silva, Manuel Coelho, Manuel Encarnação, Pedro Madeira Lopes, Rafael Ferreira, Rute Rocha Ferreira, Vasco Seromenho
cenografia Joana Sousa
figurinos Luís Carvalho
desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção
desenho de som João Pratas
direção vocal João Neves
assistência de encenação Bernardo de Lacerda
legendagem Barbara Pollastri, Pedro Soares
produção Teatro Nacional D. Maria II
NOTA: Alerta-se para o facto de haver a possibilidade de recolha de imagens e som da iniciativa, para efeitos de divulgação nos nossos principais canais de comunicação.