FEVEREIRO COM INICIATIVAS PARA TODOS E EM ESPECIAL PARA CASAIS APAIXONADOS E AMANTES DE IGUARIA TRADICIONAL – LAMPREIA

Festival da Lampreia volta a Entre-Os-Rios de 20 a 23 de fevereiro

Novidade: “Penafiel Romântico” vai aquecer os corações apaixonados  

No mês em que a Lampreia é a rainha das iguarias da região do Tâmega e Sousa, Penafiel apresenta mais uma programação cheia de iniciativas enquadradas nas comemorações dos 250 anos de elevação a cidade.

Assim, o programa de fevereiro inicia-se com a inauguração da exposição de pintura “Janela Indiscreta” de Rui Duarte, no dia 7, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Penafiel. A exposição foca-se na obra cinematográfica da década de 70, realizada por Alfred Hitchcock. Tal como o protagonista do filme, “Jeff” (James Stewart), confinado a uma cadeira de rodas, que se dedica a espiar o quotidiano dos seus vizinhos desde a janela do seu apartamento, Rui Duarte vai procurar, nestes retractos que traz a público, registar um olhar indiscreto e indagador sobre momentos da intimidade feminina.

No mesmo dia, a Biblioteca Municipal vai também receber, às 21h30, a apresentação do livro “Alma Tua” de Miguel Gomes (texto) e Norberto Valério (fotografia).

Este mês, o Cinemax em Penafiel volta a acolher a Festa do Cinema Italiano com o ciclo de cinema documental “A GRANDE ARTE NO CINEMA”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas. “Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido” é o filme que os amantes de cinema vão poder assistir nos dias 9, 10 e 11, às 19h30. Do Tahiti às Ilhas Marquesas, este documentário de Dominik Rimbault percorre a vida do pintor francês pós-impressionista, através das suas cartas, escritos e obras, que estão agora preservadas em Nova Iorque – Metropolitan Museum of Art, Chicago – Art Institute, Washington – National Gallery of Art e Boston – Museum of Fine Arts. Marcado pela rebeldia e a ânsia por outros mundos, Gauguin morreu de sífilis – abandonado por todos na aldeia remota de Hiva Oa.

Já nos dias 23, 24 e 25, vai ser exibido, às 19h30, o Wunderkammer – também conhecido como os quartos das maravilhas ou cabinet de curiosités em francês –, que surgiu entre soberanos e colecionadores da elite no século XVI. Um documentário que se debruça nos extraordinários quartos espalhados por todo o mundo: os do passado, os quartos Renascentistas que se tornaram, durante o decorrer do século XVIII, nalguns dos maiores museus da atualidade, e os do presente, cujos conteúdos vêm das mais prestigiadas galerias para que possam ser expostos em fantásticas vilas e castelos.

A fim de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora dos jovens estudantes, realiza-se, no dia 11, a partir das 13h30, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a habitual fase concelhia da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Ao longo da tarde, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do secundário vão fazer provas orais e haverá um momento de animação a cargo da Troupe Palavras Vivas. O programa encerra com a entrega dos prémios e dos certificados de participação.

Também no dia 11, às 8h30, vai decorrer, no Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, a competição de “Basquetebol (3×3) – CLDE Tâmega”. O projeto “Basquetebol 3×3 nas Escolas” pretende proporcionar aos alunos atividades de qualidade, em que prevaleça a vertente formativa, sendo a parte competitiva um dos meios para a formação integral dos jovens, através da sua responsabilização na organização das atividades (quadros competitivos, arbitragem, etc.) e da exigência de um comportamento adequado durante os jogos. Na vertente competitiva, que terá a participação de sensivelmente 300 alunos/professores, o objetivo é fazer com que o projeto chegue a todos, quer aos que já praticam a modalidade, quer àqueles que não têm contacto regular com o basquetebol. As melhores equipas por escalão e género apuram-se para a fase nacional.

Esta iniciativa é da organização da Biblioteca Municipal de Penafiel.

E porque fevereiro é também o mês dedicado ao amor, o Município de Penafiel preparou um fim-de-semana cheio de iniciativas para os apaixonados. Assim, o romantismo vai invadir Penafiel, como não podia deixar de ser, no dia 14 (Dia dos Namorados) com a inauguração do Portal Romântico “250 anos da Cidade”, às 14h, com a abertura dos quiosques da “Feira Romântica”, com a batucada e motards pela cidade, com um desfile “Passado/Presente” e com a declamação de poemas pelos cafés. Mais tarde, às 20h, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai ser palco de um “baile romântico” dedicado aos anos 70, 80 e 90. Os bilhetes vão ser vendidos no próprio local.

Por sua vez, no dia 15 (sábado), os casais vão ser desafiados a participar em alguns jogos. Os prémios incluem uma noite romântica num hotel com pequeno-almoço, um jantar a dois, entre outros. Já no domingo (dia 16), vai ser entregue o “troféu do amor” a um dos casais mais antigos de Penafiel.

Na gastronomia, os amantes de lampreia à bordalesa ou com arroz vão poder degusta-la, por apenas 10 euros, no Festival desta iguaria típica, que vai decorrer de 20 a 23, na tenda gigante instalada no Cais de Entre-Os-Rios. Além disso, o Município de Penafiel, em parceria com os restaurantes aderentes, vai promover, de 20 de fevereiro a 31 de março, a habitual Rota da Lampreia.

 

A Biblioteca de Penafiel acolhe no dia 21 de Fevereiro, às 21h30, a apresentação do livro “A Sombra Que Não Subiu a Rua” de António Arlindo.

No dia 23, mais uma iniciativa, desta vez de cariz educativo, a acontecer no Museu Municipal de Penafiel, às 15h. “Ao Domingo no Museu” é um projeto mensal educativo especialmente destinado às famílias, que conjuga a divulgação do acervo do Museu e a promoção das relações interpessoais e intergeracionais. Com o objetivo de desenvolver hábitos de visita e fidelização do público, este programa visa disponibilizar aos visitantes em geral e às famílias em particular as atividades do Serviço Educativo que habitualmente se realizam para os grupos escolares ou apenas mediante marcação prévia. Assim, em torno do “objeto do mês”, são concebidos e preparados ateliers de exploração pedagógica que, de forma lúdica e divertida, são desenvolvidos em conjunto pelas crianças e seus familiares, apenas com o apoio dos monitores do Museu, que orientam a atividade.

Para fechar a programação, no último fim-de-semana do mês (de 28 a 1 de março), realizam-se os Campeonatos Regionais de Infantis de Piscina Curta nas Piscinas Municipais de Penafiel, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. Nesta competição, prevê-se a participação de 250 atletas em representação de 21 clubes.

De recordar que Penafiel, antes vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade pela mão de D. José I no dia 3 de março de 1770, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, desta forma, uma das cidades mais antigas do país.

Para mais informações, consulte o cartaz!

*Nota para a fotografia exposta no cartaz de fevereiro – mês especialmente dedicado à lampreia -, retirada do espólio da “Foto Antony nº1486”, de 1962, intitulada “A senhora Ana Branquinha das lampreias”.