Noite Europeia dos Museus comemorada com peça de teatro “Correr o Fado”, de José Carretas
Dia Internacional dos Museus conta com exposições de ilustração e pintura intituladas “O mundo da ilustração”, de Carla Anjos, e “Pintando o Koi Fish”, de alunos de Carla Anjos
O Museu Municipal de Penafiel vai assinalar, no dia 15 de maio, às 21h30, a Noite Europeia dos Museus com a peça de teatro “Correr o Fado”, de José Carretas, produzida pelo grupo Jangada Teatro, num espetáculo aberto ao público no Jardim do Museu Municipal, de entrada livre mas com lotação limitada, e com transmissão em direto no canal de Youtube da Câmara Municipal de Penafiel e nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Penafiel e do Museu Municipal.
A peça de teatro “Correr o Fado” retrata uma tradição popular sobre os “sétimos filhos”. Diz a tradição que o sétimo filho, se for rapaz, nasce “tardo” ou “trasgo”. E precisa de “correr o fado”, para quebrar a maldição. Se não atravessar três fontes, três pontes e três montes, transforma-se em lobisomem. Eduardo, o herói da história, vai fazendo o seu percurso e recebendo pelo caminho um bordão, um cavaquinho e uma caixa. Graças a estes três objetos “mágicos”, Eduardo, o camponês, acabará mesmo por ser rei de um reino feito à sua imagem e semelhança.
Este espetáculo conta com a interpretação de Paulo Pires, Rita Calatré, Vítor Fernandes e texto e encenação a cargo de José Carretas.
Segundo o grupo Jangada Teatro, “este espetáculo pretende brincar às historinhas, brincar com as palavras, brincar ao faz de conta, de forma livre, premeditadamente inocente, irresponsável, como o teatro pode ser. Em linguagem de adultos, trata-se de um espetáculo lúdico que foi buscar inspiração a lendas locais da região do Tâmega e Sousa.”
A Jangada Teatro foi fundada em 1999, com o objetivo de elevar o nível cultural da região geográfica onde está inserida. Ao longo dos anos de projeto a companhia tem vindo a destacar-se no panorama teatral português, tendo-se apresentado nas melhores salas de norte a sul de Portugal e no estrangeiro, levando a que em 2005 tivesse sido agraciada com a Medalha de Mérito Municipal do Município de Lousada na área da Cultura. A nível internacional tem marcado presença em Espanha, França, Lituânia, Brasil, Estados Unidos da América, México, China e Grécia.
Já a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Penafiel inaugura, pelas 18h30, uma exposição coletiva de ilustração e pintura de Carla Anjos e seus alunos, com duas mostras intituladas “O Mundo da Ilustração” e “Pintando o Koi Fish”.
Nesta exposição, que ficará patente no Museu Municipal até 01 de agosto, os visitantes podem perceber o processo criativo que conduz à edição final de obras ilustradas por Carla Anjos, ilustradora e artista plástica com ateliê em Penafiel, autora de diversas obras de literatura infanto-juvenil e professora de desenho e pintura. Para além das ilustrações originais de Carla Anjos podem também ver-se os trabalhos dos seus alunos, em torno do tema Koi Fish, carpas ornamentais japonesas, desenvolvidos durante este ano letivo.