PENAFIEL AVANÇA COM REQUALIFICAÇÃO DE ESCOLAS

Projetos de investimento vão ser financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU

O Município de Penafiel vai avançar com a requalificação de três estabelecimentos de ensino do Concelho: a Escola Básica de Paço de Sousa, a Escola Básica e Secundária de Pinheiro e a Escola Básica D. António Ferreira Gomes, num investimento total de 11.799.240,6 milhões de euros, sendo o valor financiado pelo PRR/NextGeneration EU de 10.859.328,7 milhões de euros e o restante assumido pela autarquia.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “O objetivo principal é a requalificação das infraestruturas e a modernização dos equipamentos escolares alinhados com as novas tecnologias. É um investimento essencial para o futuro da educação, ao dotá-las de melhores condições e de recursos tecnológicos mais avançados, estamos a melhorar a qualidade de aprendizagem, a promover a inclusão e a garantir que todos os alunos tenham um ensino de qualidade e que estejam preparados para os desafios do futuro.

A Escola Básica de Paço de Sousa, com um investimento financiado de 4.079.548,16€, sendo o investimento total de 4.488.052,90€, e a Escola Básica e Secundária de Pinheiro, com um valor financiado de 4.217.273,54€ e um investimento total de 4.623.761,56€, encontram-se num estado de degradação muito avançado e com uma estrutura edificada desadequada aos novos padrões da escola moderna em termos de acessibilidades, eficiência energética, qualidade do ar e novas tecnologias, o que impossibilita o desenvolvimento das atividades educativas num contexto de atração e sucesso escolar. Ambas vão sofrer uma requalificação completa, compreendendo o exterior e o interior dos edifícios.

Por outro lado, a Escola Básica D. António Ferreira Gomes, que foi recentemente alvo de uma requalificação no exterior, encontra-se também em degradação do ponto de vista de equipamentos e da estrutura interior, pelo que o investimento financiado de 2.562.506,96€ e o valor total de 2.687.390,16€ investido, vai ser canalizado para a beneficiação do interior e dos equipamentos de apoio à prática educativa.

Os projetos de investimentos, aprovados e financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU, vão assim ao encontro das necessidades identificadas, na medida em que visam adotar melhores tecnologias e boas práticas em termos de eficiência energética, acessibilidades e sustentabilidade ambiental. Desta forma, pretende-se alcançar uma redução de pelo menos 30% das emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa em comparação com as emissões anteriores, em alinhamento com os desafios da transição verde e digital.

www.recuperarportugal.gov.pt

#ConstruiroFuturo