PENAFIEL CELEBRA CONTRATO DE INVESTIMENTO COM EMPRESA PIONEIRA NA PRODUÇÃO DE MOTOCICLOS ELÉTRICOS EM PORTUGAL

AJP MOTOS vai regressar a Penafiel e criar novos postos de trabalho

O Município de Penafiel celebrou um contrato de investimento, no âmbito do Regulamento de Concessão de Apoio ao Investimento Estratégico, que vai tornar possível o regresso da AJP MOTOS a este concelho, com a instalação de uma unidade produtiva na Zona Industrial Nº2, na freguesia de Bustelo.

A AJP MOTOS é uma empresa que concebe, desenvolve e fabrica motociclos, nomeadamente para a utilização desportiva, e está desde 2003 a funcionar em Lousada. Fundada por dois irmãos penafidelenses, na freguesia de Galegos, é uma empresa de referência no setor, tendo uma forte presença internacional.

Para o Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, “É com imensa satisfação que fechamos este contrato de investimento com a AJP MOTOS. É um projeto grande e importante que vai atuar na descarbonização na mobilidade elétrica, além de contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial no nosso território e criar novos postos de trabalho. Ver uma empresa sonhada e criada por penafidelenses, e muito bem-sucedida no setor, a ter oportunidade de voltar para a sua terra natal é para nós motivo de orgulho.”

Prevê-se que a realização deste investimento de cerca de 5 milhões de euros, vai criar mais de duas dezenas de postos de trabalho, alguns com formação superior e outros com formação especializada e com formação indiferenciada, estimando-se ainda que vai gerar um volume de negócios anual médio de 7 milhões de euros nos primeiros três anos de atividade, sendo que 90% das vendas serão para o estrangeiro.

Para António Pinto, um dos fundadores e administradores da A.J.P MOTOS, “Voltar a ter a nossa “casa” em Penafiel é a realização de um sonho. Estamos muito felizes! Depois de termos sido convidados a integrar o consórcio da “A_MoVeR” do PRR, houve necessidade de encontrar um espaço para instalar a nova unidade produtiva que permitisse dar resposta à execução do projeto de industrialização do motociclo elétrico. A nossa primeira opção foi Penafiel e, com o apoio do Município, conseguimos encontrar e adquirir um edifício na Zona Industrial nº2 que, com algumas obras, vai permitir dotar a empresa de recursos e ferramentas para enfrentar os novos desafios da mobilidade eléctrica.”

Este projeto de investimento surge assim da necessidade de criação de uma nova unidade industrial para dar resposta a um projeto que vai ser desenvolvido pela AJP MOTOS, no âmbito da Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Serviços de Inteligentes de Mobilidade Verde do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que a vai tornar na primeira empresa em Portugal a proceder à produção de motociclos eléctricos.