PENAFIEL ESTÁ A CRESCER EM DIREÇÃO A NOVELAS

Central de Transportes, futuro Centro de Saúde e novas vias de acesso são a âncora da expansão urbana para Novelas e vão criar uma nova centralidade

Concessão de Transportes Públicos vai ser assumida pela Valpi Bus e entra em funcionamento a partir de janeiro de 2025

Instalações da Valpi Bus no centro da cidade vão ser deslocadas para Novelas

A Câmara Municipal de Penafiel assinou hoje um contrato com o consórcio de transportes públicos EXPRESSDIAGRAM, no qual a VALPI Bus fica responsável pela gestão e operacionalização da nova Central de Transportes de Penafiel, assim como da Estação da Mobilidade, localizada no Jardim do Calvário.

Em representação da Autoridade de Transportes, representada pela CIM Tâmega e Sousa, esteve o Secretário Executivo, Telmo Pinto, que deu nota de que a concessão de transportes públicos, ganha pela Valpi Bus, vai ter início em janeiro do próximo ano, possibilitando, desta forma, a entrada em funcionamento da Central de Transportes na mesma data.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Hoje é um dia histórico. Tudo isto resulta de uma estratégica que delineamos nos últimos anos com o objetivo de criar melhores condições de mobilidade para os nossos concidadãos, criando uma verdadeira simbiose de transportes públicos em Novelas. Com a construção da Central de Transportes, da via de acesso à EN106, do futuro Centro de Saúde de Penafiel nas imediações e da obra das rotundas junto à portagem da A4 e do acesso à zona industrial nº2, vamos dar uma nova vida àquela zona, ao mesmo tempo que promovemos o alargamento da cidade naquela direção. Estamos muito felizes com estas mudanças que, além de promoverem a expansão da nossa cidade, vêm, de facto, potenciar mais e melhor mobilidade no Concelho e na Região!”

Na ocasião, a VALPI Bus anunciou a construção de novas infra estruturas em terrenos que adquiriu junto à Central de Transportes e à Estação de Caminhos de Ferro, em Novelas, estando prevista a desativação da garagem localizada no centro da cidade até setembro do próximo ano. A empresa divulgou ainda que está a fazer uma aposta na renovação da frota, com a compra de viaturas mais eficientes e movidas 100% a biodiesel avançado. Tudo isto está estimado num investimento de cerca de 10 milhões de euros.

Para o Administrador da Valpi Bus, Nelson Lopes, “Apesar de estarmos prestes a celebrar 100 anos de história, esta parceria e as mudanças consequentes que estamos a fazer ao nível das infra estruturas e da frota, mostram que não nos acomodamos e que procuramos sempre manter-nos atuais, procurando novas formas de melhorar a qualidade dos nossos serviços, ao mesmo tempo que estamos empenhados em promover e apoiar o Concelho de Penafiel. O nosso foco é dar a melhor oferta possível de transportes, tornando o transporte público mais atractivo através de um serviço de excelência.”

Com este acordo, a Central de Transportes, localizada em Novelas, junto à Estação de Comboios, vai melhorar a eficiência da oferta de transportes públicos de passageiros e a intermodalidade no Concelho, tornando-se no principal polo de transportes públicos da região. O principal objetivo é assegurar uma oferta de transporte público de qualidade à população, utilizando estas infra estruturas físicas existentes, de forma a garantir o conforto e condições adequadas para os passageiros.

Construção das rotundas no cruzamento da EN106 com a Zona Industrial Nº2 e acesso à portagem da A4 inicia brevemente

No seguimento da assinatura do contrato de gestão da nova Central de Transportes, o Presidente do Município de Penafiel, Antonino de Sousa, informou adicionalmente que a empreitada de construção das rotundas no cruzamento da EN106 com a Zona Industrial Nº2 e acesso à portagem da A4 já tem visto do Tribunal de Contas e que, por isso, deverá começar ainda este mês.

Recorde-se que esta é uma obra que, pelo seu caráter de urgência e por falta de resposta e de ação por parte das entidades competentes – Governo e Infraestruturas de Portugal (IP), vai ser assumida pela Câmara de Penafiel, num investimento de mais de um milhão e setecentos mil euros.

Com a construção destas rotundas – uma no cruzamento da EN106 com a Zona Industrial Nº2 e outra no acesso à portagem da A4 -, o Município vai conseguir reduzir a sinistralidade numa zona muito sensível, de elevado perigo e sinistralidade. Além disso, a intervenção naquele troço, vai também permitir a redução do trânsito dentro da própria autoestrada, que, por vezes, chega a ficar congestionada na saída para Penafiel.