PENAFIEL RACING FEST 2024 – A FESTA E O TRIBUTO A JOAQUIM SANTOS

Milhares em Penafiel para mais uma edição de Racing Fest!

Entre os dias 14 e 16 de junho, milhares de aficionados de várias partes do país, e além-fronteiras, estiveram em Penafiel para mais uma magnífica festa de desporto motorizado, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e da CDDC-Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural.

O Penafiel Racing Fest 2024 ficará para sempre marcado, pelo primeiro ano, sem a presença do eterno «Penafidelense Voador» Joaquim Santos, cuja Vida e Palmarés estarão em exposição na Assembleia Penafidelense durante o resto do mês de junho.

Contudo, sem nunca esquecer a memória do tetracampeão nacional de ralis, e cidadão honorário de Penafiel, o ambiente festivo e o espetáculo do desporto motorizado mantiveram-se durante os três dias do certame que, para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Foi uma edição de sucesso e muito marcante com excelentes pilotos, muitas modalidades, boa música, e um ambiente de festa, sem esquecer a merecida homenagem ao nosso amigo Joaquim Santos, que tanto adorava estar ao nosso lado em cada edição. Parabéns ao Óscar Coelho e a toda a sua equipa pela excelente organização”.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, “Quero agradecer a toda a gente que colaborou para montar e preparar este espetáculo, sempre com uma dedicação incrível, e que é uma das bases fundamentais do nosso sucesso. Agradecer à Câmara Municipal de Penafiel, às Juntas de Freguesia que acolheram as classificativas do nosso Rali de Asfalto, às forças de segurança e corporações de bombeiros que zelaram pela segurança e integridade de todos durante o certame. Ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que todos os anos disponibiliza recursos para o atendimento a situações de emergência que possam decorrer das provas. Assim como aos muitos Clubes que foram parceiros indispensáveis na organização de cada uma das nossas modalidades desportivas, à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e a Federação de Motociclismo de Portugal pelo apoio técnico dado ao nosso evento. A todos os participantes nas provas, artistas, bandas de música, expositores, público em geral, patrocinadores e parceiros o nosso muito obrigado.

Entre os resultados, destaque para o «tetra» de João Barros no Rally Taça Joaquim Santos, bem como à geral e na Classe AWD (Tração Total), com Filipe Teixeira e António Campos a vencer nos FWD (Tração Dianteira), e Luís Moreira e Daniel Barreira a conquistarem o primeiro lugar nos RWD (Tração Traseira).

Na prova de Super Enduro que abriu o Campeonato Nacional, Diogo Vieira triunfou na Classe Elite, Paulo Gonçalves nos Open, e José Ribeiro nos Hobby. O Drag Racing premiou como vencedores Eduardo Nunes na Classe Pro, David Nunes nos Street Gasolina Turbo/Compressor/4×4, Diana Dinis nos Street Gasolina Atmosféricos, e Rodolfo Teixeira nos Street Diesel.

Emanuel Costa, nos Ultra4, e Nuno Pereira, nos Preparados, venceram as suas Classes no Trial Urbano 4×4. Já Tiago Gabriel Pereira (Proto) e Armando Macedo (Preparados) triunfaram no Radiomodelismo. O Street Basket coroou como vencedoras as equipas dos Night Mare Team (Seniores), Shooters Da Wish (Sub-18), Tisoleiros (Sub-16) e Elite IV (Sub-14 Femininas). No Rally de Regularidade de Clássicos Paulo Lino e Pedro Madureira venceram à Geral e na Classe G, Fernando Gonçalves e António Silva nos E, Sérgio Leite e Paulo Jorge Pereira nos H, e Rui Ribeiro e Liliana Rego Soares nos I. Por sua vez, na Corrida dos Lentos, Vítor Santos foi primeiro no Pódio Masculino e Marta Rodrigues no Feminino. André Coelho foi o primeiro vencedor da Corrida de Micro Carros do Penafiel Racing Fest, e nas Motos Clássicas, que «fecharam» em grande as Festividades, Carlos Poborsky venceu nas 85cc, Álvaro Ferreira fez o mesmo nas 50cc Clássicas, e Carlos Poborsky triunfou nas Livres Racing.