PENAFIEL RACING FEST ESTÁ DE VOLTA COM GRANDE TRIBUTO A JOAQUIM SANTOS

Evento vai promover exposição dedicada à Vida e Carreira do piloto penafidelense tetracampeão nacional de ralis

O Penafiel Racing Fest está de volta, nos dias 14, 15 e 16 de junho, para uma edição marcante para todos os aficionados deste grande festival de desporto motorizado, com destaque para o grande tributo ao eterno piloto penafidelense tetracampeão nacional de ralis, e cidadão honorário, Joaquim Santos, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel e da CDDC-Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, contando ainda com a parceria de vários clubes e instituições do concelho.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural, “À semelhança de todos os anos, o desporto motorizado de elite será uma realidade em Penafiel, em modalidades para todos os gostos. Na Avenida Sacadura Cabral, a nossa pista artificial receberá a sempre aguardada primeira jornada do Campeonato Nacional de Super Enduro na noite de dia 14, estando reservada para o Trial Urbano 4×4 no dia seguinte. A Variante do Cavalum voltará a receber um enorme «mar de gente» a 15 de junho para acompanhar as emoções da Drag Race. O Circuito do Sameiro e as Motos 50cc fecharão, a par do Rally de Clássicos, o evento com «chave d’ouro» no domingo, 16 de junho. Entre os dois primeiros dias de festa, teremos nas estradas da nossa Cidade e das Freguesias um Rally Taça Joaquim Santos que, esperamos nós, terá a melhor edição de sempre em viaturas e pilotos. O espetáculo vai ser imperdível”.

Ao longo dos três dias, não faltará desporto, música e diversão. Na Fun Zone, a Praça de Alimentação coabitará com um cardápio musical de excelência, do EBM ao techno, do house ao metal e ao punk, e com talento penafidelense à mistura. O «After-Party», uma forma de acabar cada dia em grande, num ambiente festivo e agradável, decorrerá na Assembleia Penafidelense.

Já na parte competitiva, a «cereja no topo do bolo» de todo o fim-de-semana, voltam a competir os «bravos» e «bravas» das seis disciplinas que acompanham o Racing Fest desde a primeira edição (Rally Taça Joaquim Santos, Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Drag Race, Rally de Regularidade Clássicos e Motos 50cc), num espetáculo a que se juntam o Radiomodelismo, o Street Basket, o Rally Kids e a Corrida dos Lentos, bem como uma Gincana de Micro-Carros com 65 anos, agendada para a tarde de domingo.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A edição de 2024 do Penafiel Racing Fest ficará infelizmente marcada pela ausência da grande figura que, desde o primeiro ano da iniciativa, inspirou este sonho de criar um festival de desporto motorizado que honrasse o legado de Joaquim Santos, um dos maiores e melhores pilotos portugueses de todos os tempos, e que colocou o nosso Concelho no mapa do desporto nacional pelas melhores razões. Será com tristeza e saudade que não o iremos ver a entregar, como sempre fazia, a Taça Joaquim Santos à dupla vencedora do Rali de Asfalto. Contudo, em memória ao nosso eterno campeão, e cidadão honorário, teremos a partir do dia 9 de junho uma exposição dedicada à Vida e Carreira de Joaquim Santos, um tributo que poderá ser visto por todos na Assembleia Penafidelense.”.

Durante o Penafiel Racing Fest toda a cidade será palco de eventos desportivos onde o espetáculo do «motorsport» reinará, e promete atrair à cidade dezenas de milhares de visitantes para um grande fim-de-semana.

Inscrições e mais informação em www.racingfest.pt