Mais desprotegidos vão contar com rede de entrega de bens essenciais e linha de apoio
Município está a implementar e a preparar outras medidas de apoio para as famílias e para as empresas
A Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito da pandemia do COVID implementou uma rede de apoio social de Emergência, constituída por técnicos do município, IPSS’s e Juntas de Freguesia.
O objectivo é apoiar de forma imediata idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias a quem que seja imposto o isolamento profiláctico, sem retaguarda familiar e ou institucional, na entrega de alimentos e medicação, garantindo desta forma, o seu distanciamento social como medida de prevenção.
A coordenação da Câmara Municipal de Penafiel ao nível da rede permitirá o mapeamento destas pessoas, na organização e estruturação das equipas de intervenção no terreno e a sua operacionalização.
A rede vai ainda assegurar a tomada de medidas de contingência deste grupo de risco, bem como apoio psicológico sempre que necessário, tendo já a funcionar para estes cidadãos uma linha de apoio telefónico, de segunda a sexta feira, das 9h00 às 17h00: 255710714/255710735
A Câmara Municipal tem desde o primeiro momento optado por trabalhar na criação e implementação de diversas outras medidas de apoio social, às famílias e a empresas, pacote que anunciará brevemente estando neste momento todo o esforço concentrado na sua criação e implementação.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “a nossa prioridade foram as medidas de prevenção e no plano de contingência, que vamos continuar a acompanhar. Agora avançamos com as medidas mais urgentes para os mais frágeis e que necessitam de apoio imediato. Brevemente serão apresentadas e implementadas as medidas que que estão a ser preparadas para as famílias e para as empresas. É hora de estarmos todos unidos e a remar na mesma direcção, Autarquias, IPSS´s, sociedade civil. São tempos difíceis, mas que, todos juntos e com a força de Deus, havemos de ultrapassar seguramente.”
A Rede solidária COVID 19 “UBER” inicia apoio já este fim de semana, através da acção da Divisão dos Assuntos Sociais, Saúde e Inclusão com diversas equipas de apoio já credenciadas.
EQUIPAS DE APOIO CREDENCIADAS ATÉ AO MOMENTO (23/03/2020):
JUNTAS DE FREGUESIA
Associação para o Desenvolvimento de Boelhe
Associação para o Desenvolvimento de Lagares
Associação para o Desenvolvimento de Figueira
Associação para o Desenvolvimento de Paço de Sousa
Casa do Povo de Peroselo
Centro Social e Cultural de Abragão
Associação para o Desenvolvimento de Guilhufe
ADISCREP
APADIMP
Associação para o Desenvolvimento de S. Miguel de Paredes
Associação para o Desenvolvimento das Termas de S. Vicente
Associação para o Desenvolvimento da Portela
Sebolido Activo – Associação de Desenvolvimento Social Cultural e Recreativo
Associação de Solidariedade Social de Vila Cova
Centro Social e Paroquial de St. Estevão de Oldrões
Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo
Associação Bustelo Alma E Coração
Associação Desenvolvimento S. Mamede De Canelas
Associação Desenvolvimento Duas Igrejas
Associação Desenvolvimento Galegos
Associação Desenvolvimento Santiago
Centro Social, Recreativo, Desportivo Cultural De Santiago
Associação Solidariedade Social, Cultural Desenv. Rans
Associação Desenvolvimento Rio Mau
Associação Desenvolvimento Rio De Moinhos