PENAFIEL + TRANSPARENTE

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

O Índice de Transparência Municipal (ITM) permite ao cidadão e ao decisor aferir o grau de transparência do seu município através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos websites das Câmaras Municipais. É uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, promovendo um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local.

Desenvolvido pela associação Transparência e Integridade e os seus parceiros, o ITM é publicado desde 2013, medindo anualmente o grau de compromisso do Poder Local com a transparência, ou seja, a “faculdade de tornar públicos todos os atos do governo e dos seus representantes para providenciar a sociedade civil com informação relevante de forma completa, atempada, e de fácil acesso, nomeadamente online.

Aceda, a partir daqui, a toda a informação que disponibilizamos no referente ao cumprimento dos diferentes critérios que compõem o Índice de Transparência Municipal.

Nota: Informação publicada em permanente atualização

ORGANIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO SOCIAL E FUNCIONAMENTO DO MUNICÍPIO

1. Informação sobre os cargos eleitos do Município

Informação sobre a distribuição de pelouros pelos membros do órgão executivo
Nota biográfica/CV dos membros do Executivo
Endereços eletrónicos dos membros do Executivo
Declaração patrimonial dos membros do Executivo
Registo de interesses dos membros do Executivo
Abono de despesas de representação dos membros do Executivo
Membros dos gabinetes da presidência e dos vereadores em regime de permanência e respetivas remunerações

2. Informação sobre o pessoal do Município

Publicação de um relatório do balanço social anual do município
Publicação de uma lista de trabalhadores autorizados a acumular funções públicas e privadas
(incluindo o prazo e entidades)
Avisos de abertura de procedimentos concursais de recrutamento
Contratos de prestação de serviços (regime de avença e tarefa) celebrados (tipo e montante)
Informações sobre os processos de seleção de pessoal (composição do júri, lista de candidatos aceites e rejeitados, critérios de avaliação, procedimentos de impugnação, etc.)

3. Informação sobre a Organização e Funcionamento do Município

Informação geral sobre os diferentes órgãos autárquicos e suas funções
Código de Ética (ou de Conduta) do Município
Calendário das reuniões dos órgãos do município:
Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Atas das reuniões dos órgãos do Município:
Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Lista com as deliberações dos órgãos do Município:
Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Endereços electrónicos gerais dos diferentes órgãos autárquicos:
Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Juntas de Freguesia

PLANOS E PLANEAMENTO

Relatório de Atividades do Município
Relatório de Sustentabilidade do Município
Relatório de Observância do Direito de Oposição
Relatório com informação sobre o volume e tipo de reclamações e/ou sugestões por unidade/serviço
Plano Estratégico Municipal
Agenda 21 Local
Plano Municipal de Obras Públicas
Plano Municipal de Ambiente
Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
Plano Municipal de Educação
Plano Municipal de Emergência (Proteção Civil)
Plano Municipal de Cultura
Plano de Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas, incluindo Riscos de Gestão

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

1. Procedimentos Pré-Contratuais

Bens e serviços adquiridos sem concurso, respetivos fornecedores, montantes e documentação que justifique tal modalidade de contratação
Peças concursais
Relatório de avaliação de propostas para cada procedimento concursal
Adjudicatários e entidades concorrentes ou consultadas para cada contrato

2. Celebração e Execução do Contrato

Propostas adjudicadas
Contratos firmados com adjudicatários
Relatórios de acompanhamento e/ou de avaliação do desempenho do fornecedor/prestador de serviços/empreiteiro

3. Controlo e Avaliação

Número de contratos adjudicados por cada fornecedor
Valor dos “trabalhos a mais” por cada contrato
Pareceres, vistos e relatórios de auditoria das entidades de fiscalização