PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios foi o nome escolhido para promoção e divulgação do projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”. O conceito e a imagem estão intimamente ligados ao (re)nascimento que se pretende dos saberes tradicionais e à ideia de criação, com destaque do composto gráfico que remete para as artes, finalizando com um novelo em remoinho, símbolo da dinâmica que caracteriza o projeto.

Com este projeto, desenvolvido e coordenado pelo Museu Municipal, o Município de Penafiel pretende promover a preservação e a divulgação das suas tradições enquanto elementos patrimoniais identitários, valorizar os seus artesãos e estimular a transmissão destes saberes, fomentando o espírito de partilha e de aprendizagem.

DAS ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS DE PENAFIEL

O Município de Penafiel foi um dos nove selecionados, de entre sessenta e sete candidatos, para a 3.ª edição do Programa Tradições da EDP, com o projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”.

O Programa Tradições é uma iniciativa de financiamento de projetos que tenham como objetivo valorizar as culturas e tradições locais, estimulando a autoestima das comunidades, garantindo a valorização das artes e dos saberes populares pelas novas gerações, mais concretamente nos municípios que correspondem às áreas em que intervêm os seis centros produtores da EDP Produção.

O projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel” surge da necessidade premente de registar, divulgar e promover a continuidade do património imaterial ligado às artes e ofícios tradicionais do concelho, atualmente em risco de se perderem pelo envelhecimento dos artesãos ainda no ativo, e pela falta de estímulo na formação de novos agentes produtivos, a quem se pretende transmitir os velhos saberes e o “saber-fazer” associados, aliando a tradição à modernidade.

Conheça aqui o projeto PARTO