O Tradicional Desfile do Carneirinho em Penafiel
Em Penafiel, o prato típico do dia do Corpo de Deus é tradicionalmente o anho assado, pelo que, bem cedo na véspera, era costume realizar-se por detrás da Câmara Municipal uma feira para venda e abate dos animais que iriam ser consumidos no dia seguinte pela generalidade das famílias que os podiam comprar.
Sendo igualmente costume presentear por esta altura com um carneiro as pessoas a quem se devia algum tipo de reconhecimento, instituiu-se, depois de 1880, a Festa da Toura ou do Carneirinho, a partir do exemplo de um grupo de estudantes que, de forma pública e vistosa, resolveu nesse ano brindar o seu professor com um destes animais. Rapidamente este exemplo se multiplicou, variando o animal oferecido consoante as posses dos alunos de cada mestre, entre vitelas e carneiros. Os professores agraciados recebiam depois em sua casa ou na escola os seus discípulos, presenteando-os com um lanche.
O desfile do Carneirinho foi ganhando cada vez mais relevo em Penafiel, a par da multiplicação das escolas e do ensino obrigatório, e inaugura hoje as festividades do Corpo de Deus, realizando-se na manhã da véspera do celebrado dia. Pleno de cor e de animação, visa, ainda hoje, homenagear a classe docente do pré-escolar e do 1.º ciclo, como grato reconhecimento de pais e alunos pelo empenho de educadores e professores. Percorrendo as ruas da cidade, milhares de crianças das escolas do concelho seguem alegremente neste dia um colorido e ruidoso cortejo, homenageando os seus professores e exibindo orgulhosamente o carneirinho a oferecer, o mais decorado e vistoso possível.
Vídeo da Autoria do Blogue Riquezas e Tradições de Tiago Daniel Lopes
;