Os ecocentros são parques de grandes dimensões, estrategicamente localizados, vedados e com guarda, destinados a receber separadamente os resíduos.
Localização:
Zona Industrial n.º 2
Horário de funcionamento:
8H30 às 12H00 / 13H30 às 17H00
Dias de funcionamento:
Segunda-feira a Sábado
Os resíduos recolhidos são aqueles que, pelas suas dimensões ou características, não são passíveis de ser recolhidos pelos meios normais de remoção, e também outros componentes dos resíduos que possam ser valorizados.
Nos ecocentros estão instalados contentores destinados a receber os diferentes tipos de resíduos: resíduos volumosos e entulhos, papel e cartão, vidro, plástico e embalagens de plástico, metais e embalagens de metal, pilhas e baterias, óleos usados e resíduos de jardins.
Os ecocentros funcionam como centros de separação dos resíduos para valorização, reciclagem ou envio de alguns detritos acumulados para outro tipo de tratamento.
Constituem desta forma, elementos essenciais para uma melhoria do ambiente, permitindo a recuperação de materiais que de outra forma seriam desperdiçados.
O que pode depositar no Ecocentro:
- Papel e cartão (jornais, revistas, livros, catálogos, sacos de papel, embalagens de cartão, cartolinas);
- Plástico (garrafas de plástico, sacos de plástico, latas de conservas, esferovite).
- Vidro (garrafas e embalagens de vidro vazias, boiões, frascos de vidro).
- Pilhas, baterias e acumuladores.
- Tinteiros e toners de fotocopiadoras.
- Óleos (óleos de hidráulicos, óleos de motores de explosão e os óleos vegetais domésticos).
- Sucata (alumínio, metais ferrosos, chumbo, latas, bidões).
- Madeira (paletas, embalagens, pranchas, soalhos, divisórias, ramos de árvores, aparas de jardins, móveis, contraplacados).
- Verdes: relva, folhas, ramos pequenos, flores, cascas.
- Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) (Televisões, impressoras, rádios, grandes e pequenos eletrodomésticos, ferramentas elétricas).
- Monstros domésticos (sofás, colchões, eletrodomésticos velhos).
- Os resíduos de construção e demolição (RCD’s) não são aceites no ecocentro de Penafiel, estes devem e ser depositados diretamente no aterro em Rio Mau.
Pequenos Entulhos:
- Monstros domésticos (sofás, colchões, electrodomésticos velhos);
- Pilhas e baterias;
- Óleos (óleos de hidráulicos e óleos de motores de explosão).
Nota: As embalagens (vidro, plástico, cartão) e o papel deverão estar limpos. A contaminação destes materiais com outros resíduos impede ou dificulta a sua reciclagem.
Normas de Funcionamento do Ecocentro Municipal
Com o intuito de garantir o bom funcionamento do Ecocentro Municipal de Penafiel foram elaboradas as presentes Normas de Utilização, as quais definem um conjunto de regras e procedimentos a que devem obedecer os seus utilizadores (particulares e/ou empresas). Do cumprimento das normas e regras, que a seguir se apresentam, resultará a correta gestão do Ecocentro, quer do ponto de vista ambiental, quer ainda, em termos de segurança e saúde.
São parte integrante do presente normativo os seguintes anexos:
Anexo 1 – Natureza dos Resíduos Admissíveis no Ecocentro;
Anexo 2 – Código dos resíduos (a utilizar nas guias de Acompanhamento de resíduos)
Normas de Funcionamento do Ecocentro Municipal
Se necessário, instale o Adobe Acrobat Reader.