PR2 PNF GDM
Caminhos do Rio Mau – Terra da Apicultura
PERCURSO
No percurso, o caminhante passará pelas alminhas da Estivada, construídas nos anos 50 do século XX com o objetivo de que aqueles que ali passavam para trabalhar na serra pudessem ter um local para num momento de pausa conseguir algum recolhimento.
O percurso seguirá para o acesso ao Rio Mau. No alto, avista-se o Poço Negro, cachoeira natural, um dos ex-libris da freguesia.
Descendo por um caminho aberto pelas empresas mineiras que exploraram um pouco por toda a região chega-se ao leito do rio Mau num local onde existem ruínas dessa mesma exploração mineira. Subindo o leito do rio, o caminhante segue à esquerda pelo ribeiro dos Cadeados e mais à frente encontram-se cataratas. Primeiro a mais pequena e um pouco mais à frente a maior.
O percurso passará depois por uma zona onde se tem uma vista privilegiada sobre o rio Douro e a Serra da Boneca com o casario da freguesia de Rio Mau no seu sopé.
A vista estende-se ainda à serra de S. Domingos e à freguesia de Pedorido, concelho de Castelo de Paiva, com a foz do Rio Arda mesmo em frente. o rio Douro ao entrar na foz do rio Mau criou uma lagoa. essa lagoa proporcionou excelentes condições para várias atividades como passeios a pé, pesca, observação de várias espécies de aves que têm ali o seu habitat.
FICHA TÉCNICA
Tipo de Percurso
Circular de pequena rota
Grau de Dificuldade (1-5)
2
Época Aconselhada
Primavera, Verão e Outono
Distância
7,6 Km
Duração
02h30
Altitude
267 m (máx.) e 67 m (min.)
Desnível Acumulado
254 m