Penafiel Social – CLDS 4G
O Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G (CLDS 4G), Penafiel Social, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel e Segurança Social, é coordenado e executado pela Associação para o Desenvolvimento de Lagares.
Este programa, iniciado em março de 2020 e com a duração de 36 meses, tem como principal finalidade potenciar o concelho de Penafiel, promovendo a inclusão social dos cidadãos através de ações executadas em parceria que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, capacitando também as famílias por forma a promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social nas suas mais diversas dimensões. Assim, a criação de um serviço de proximidade e descentralizado permitirá intervir ao nível da exclusão social e atuar na inclusão ativa de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.
O programa CLDS 4G, Penafiel Social, pretende implementar medidas concretas, distribuídas por dois grandes eixos de intervenção:
Eixo 1: Emprego, formação e qualificação
– Criação do Núcleo de Informação Mediação e Acompanhamento Profissional (NIMAP), com o intuito de apoiar e estimular o desenvolvimento de atitudes de procura ativa de emprego e servir de plataforma de apoio à população desempregada de forma descentralizada. Nesta vertente pretende-se atuar ao nível da divulgação de ofertas de emprego e oportunidades de trabalho, trabalhando para tal várias temáticas, sobre diversas atividades, que podem ser realizadas de forma individual ou em grupo, estando em articulação com estabelecimentos de ensino e entidades empregadoras.
– Divulgação de informação sobre medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção, apoio no enquadramento de projetos de autoemprego, bem como de iniciativas de empreendedorismo.
– Divulgação de informação e encaminhamento para oportunidades de qualificação desenvolvidas pelas autoridades públicas e privadas.
– Sensibilização dos empresários, instituições e as entidades empregadoras locais, para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego em processos de inserção profissional e social.
– Contribuição para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonem ou concluam o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento de integração profissional, bem como estimular capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário.
Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil
– Promoção de competências sociais, parentais e de exercício de uma cidadania ativa através da criação de espaços de intervenção integrada e de complementaridade a estruturas de apoio à capacitação das famílias.
– Mediação dos conflitos familiares, capacitando os pais para a utilização e aplicação de estratégias positivas, minimizando conflitos intra e extrafamiliares.
– Promoção de atividades socioeducativas potenciadoras de fatores de prevenção de situação de pobreza infantil, focalizadas nas crianças e jovens, e na intervenção ao nível da proximidade local.
Equipa Técnica: 1 Coordenador Técnico, 1 Assistente social, 1 Psicólogo, 1 Educadora Social, 1 Economista.