Edição deste ano contou com a melhor lista de nomes inscritos de sempre
O Extreme XL Lagares contou este ano com a melhor lista de inscritos de sempre, com os mais importantes nomes do Hard e Extreme Enduro mundial.
Decorreu este fim de semana a 13.ª edição do Extreme XL Lagares, em Penafiel, com uma lista onde ao nome de Alfredo Gomez, o detentor do título, se juntou um lote de pilotos como Jonny Walker, Wade Young ou Pol Tarrés, nomes com palmarés de nível internacional aos quais se juntaram pilotos portugueses como foi o caso de Diogo Vieira, o campeão nacional de trial que apostou igualmente a estar entre os 37 inscritos da classe Pro, a categoria rainha da prova.
Com dois dias de duração, o primeiro foi destinado ao prólogo na Ribeira do Porto, seguindo-se a Especial Noturna em Quintadona, com cerca de sete quilómetros de extensão e que definiu também a ordem de partida para o segundo dia, aquele que decidiu a classificação final e onde os pilotos tiveram que enfrentar uma tripla passagem a um percurso com 15 quilómetros.
Alfredo Gomez começou a prova na liderança depois de vencer ambas as fases da prova no dia anterior e procurava a terceira vitória consecutiva, mas problemas de embraiagem na sua moto e um ataque preciso de Wade Young não deixaram que o espanhol conseguisse vencer.
Wade Young venceu, depois de assumir o comando ainda na primeira volta, ficando Jonny Walker no segundo posto, na frente de Gomez, após cinco exigentes horas de corrida para os homens da frente.